Qual O Momento Certo para Fazer Cirurgia de Ginecomastia?

12/12/2022

 

O crescimento das mamas em homens é uma condição médica que embora não seja grave, causa dor e sensibilidade, afeta a autoestima e prejudica a qualidade de vida. A boa notícia é que existe tratamento: a cirurgia de ginecomastia. Para que o procedimento seja de fato eficiente, é importante definir o momento certo para realizá-lo e obter os resultados esperados de forma segura. E como saber qual a hora adequada para fazer a cirurgia?

Ginecomastia: o que causa a doença em homens?

A ginecomastia é uma proliferação benigna da glândula mamária em homens. Além do desconforto estético, a condição pode deixar as mamas mais sensíveis e doloridas. É uma patologia que pode ser temporária ou permanente. E o que causa a ginecomastia?

  • Hipertireoidismo;
  • Insuficiência renal;
  • Desequilíbrio hormonal
  • Defeitos de cunho congênito;
  • Efeitos e reações a medicamentos;
  • Ampla exposição e contato ao estrogênio;
  • Tratamento contra o câncer – quimioterapia;
  • Doenças hepáticas, principalmente crônicas;
  • Tratamentos que se utilizam de radiação na área dos testículos;
  • Utilização ou exposição a hormônios esteroides e anabolizantes;
  • Tratamentos de cunho hormonal para portadores de câncer de próstata.

O desenvolvimento da ginecomastia em adolescentes é bastante comum e tende a ser passageiro. Mas, a verdade é que a condição pode acometer homens em todas as fases da vida e, quando não regride espontaneamente, pode ser necessário intervir para combatê-la.

E o tratamento da ginecomastia pode ser realizado de duas formas: através da prescrição de medicamentos para regular os níveis hormonais do paciente ou através de intervenção cirúrgica para remover a glândula mamária, evitando definitivamente seu crescimento.

Cirurgia de ginecomastia: quando o procedimento é indicado?

Cirurgia de ginecomastia: quando o procedimento é indicado?

Nos casos de falsa ginecomastia (excesso de gordura), exercícios e tratamentos estéticos podem ser indicados. Já os casos recentes de ginecomastia verdadeira podem ser resolvidos apenas com medicamentos, quando a condição não regride espontaneamente.

Mas, e a cirurgia de ginecomastia, quando o procedimento é indicado e qual é o objetivo? A cirurgia de ginecomastia é considerada o tratamento definitivo da doença. Isso porque possibilita a remoção da glândula mamária, que então não tem como voltar a crescer.

Basicamente, a cirurgia de ginecomastia é indicada em casos de mais de 12 a 18 meses de progressão e que não tiveram regressão completa com o uso de medicações ou de forma espontânea. Vale lembrar que o procedimento pode ser realizado também em adolescentes, principalmente em pacientes com graus avançados e impactos psicológicos.

Chegou o momento de fazer a cirurgia? Consulte o Dr. Wendell Uguetto

A ginecomastia não é grave, mas é importante que seja acompanhada por um médico. Afinal, pode estar relacionada a outras condições de saúde que merecem atenção redobrada. E o tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser a solução, mas desde que o paciente tenha certeza da decisão e que o procedimento seja indicado por um especialista, um cirurgião plástico experiente nesse tipo de cirurgia.

O Dr. Wendell Uguetto é referência no tratamento da ginecomastia e criador de uma técnica inovadora que torna o procedimento menos invasivo e com recuperação mais rápida. Agende sua consulta.

0/5 Singular: (0 Análise)
Leia mais