
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
Publicado em: 12/12/2022 | Última Atualização em 10/04/2025
O crescimento das mamas em homens é uma condição médica que embora não seja grave, causa dor e sensibilidade, afeta a autoestima e prejudica a qualidade de vida. A boa notícia é que existe tratamento: a cirurgia de ginecomastia. Para que o procedimento seja de fato eficiente, é importante definir o momento certo para realizá-lo e obter os resultados esperados de forma segura. E como saber qual a hora adequada para fazer a cirurgia?
A ginecomastia é uma proliferação benigna da glândula mamária em homens. Além do desconforto estético, a condição pode deixar as mamas mais sensíveis e doloridas. É uma patologia que pode ser temporária ou permanente. E o que causa a ginecomastia?
O desenvolvimento da ginecomastia em adolescentes é bastante comum e tende a ser passageiro. Mas, a verdade é que a condição pode acometer homens em todas as fases da vida e, quando não regride espontaneamente, pode ser necessário intervir para combatê-la.
E o tratamento da ginecomastia pode ser realizado de duas formas: através da prescrição de medicamentos para regular os níveis hormonais do paciente ou através de intervenção cirúrgica para remover a glândula mamária, evitando definitivamente seu crescimento.
Nos casos de falsa ginecomastia (excesso de gordura), exercícios e tratamentos estéticos podem ser indicados. Já os casos recentes de ginecomastia verdadeira podem ser resolvidos apenas com medicamentos, quando a condição não regride espontaneamente.
Mas, e a cirurgia de ginecomastia, quando o procedimento é indicado e qual é o objetivo? A cirurgia de ginecomastia é considerada o tratamento definitivo da doença. Isso porque possibilita a remoção da glândula mamária, que então não tem como voltar a crescer.
Basicamente, a cirurgia de ginecomastia é indicada em casos de mais de 12 a 18 meses de progressão e que não tiveram regressão completa com o uso de medicações ou de forma espontânea. Vale lembrar que o procedimento pode ser realizado também em adolescentes, principalmente em pacientes com graus avançados e impactos psicológicos.
A ginecomastia não é grave, mas é importante que seja acompanhada por um médico. Afinal, pode estar relacionada a outras condições de saúde que merecem atenção redobrada. E o tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser a solução, mas desde que o paciente tenha certeza da decisão e que o procedimento seja indicado por um especialista, um cirurgião plástico experiente nesse tipo de cirurgia.
O Dr. Wendell Uguetto é referência no tratamento da ginecomastia e criador de uma técnica inovadora que torna o procedimento menos invasivo e com recuperação mais rápida. Agende sua consulta.
O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelos telefones (11) 2893-3348 ou (11) 98211-0450.