Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
Andropausa: como ela ajuda a desenvolver a ginecomastia?
Publicado em: 23/07/2018 | Última Atualização em 17/10/2024
A Andropausa é uma condição exclusiva aos homens e caracterizada pela baixa produção de testosterona. Geralmente, ela acontece a partir dos 40 anos, marcando o início do período de envelhecimento, assim como para as mulheres, que sofrem com a menopausa que reduz seus níveis de progesterona e estrogênio.
Contudo, no caso da andropausa nem todos os homens são afetados. Ela não possui uma causa específica, mas alguns fatores podem agravá-la, como uma vida regada a vícios, hábitos pouco saudáveis e descompromisso com a saúde mental.
Desta forma, o homem tem a redução hormonal, fator que traz inúmeras consequências para a sua saúde. Dentre elas, a andropausa pode desenvolver a ginecomastia.
Ginecomastia x Andropausa
É bastante comum que qualquer desequilíbrio hormonal no homem ocasione a ginecomastia. Por isso, como uma dos principais sintomas da andropausa é a baixa produção de testosterona, o desenvolvimento da enfermidade acontece de forma facilitadora.
Como isso acontece?
A testosterona é um hormônio bastante presente no homem, que gera e desenvolve todas as características tipicamente masculinas, como barba, voz grossa, pelos e estrutura física.
Quando há esta redução, o hormônio que passa a predominar no homem é o estrogênio, que é tipicamente feminino. Isso ativa as glândulas mamárias, de forma que se desenvolvam como as femininas, aumentando a região peitoral.
Tratamento para a andropausa e ginecomastia
Quando a ginecomastia é ocasionada pela andropausa, é necessário buscar o tratamento adequado para ambas. A primeira pode ser curada por meio de medicamentos ou cirurgia, de forma rápida e indolor, o método escolhido dependerá do grau de ginecomastia que o paciente possui. Já a segunda, pode ter seus sintomas amenizados através da reposição hormonal e hábitos naturais e saudáveis.
Entenda mais sobre os tratamentos das enfermidades agendando uma consulta conosco. Será um prazer ajuda-lo a recuperar sua autoestima!
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.