Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
A Ginecomastia para os homens da terceira idade
Publicado em: 12/09/2018 | Última Atualização em 15/08/2024 por Ginecomastia Tratamento
Ao contrário do que se pode imaginar, a Ginecomastia também pode atingir os homens na terceira idade.
Tudo porque nessa fase da vida eles também estão sujeitos a passar por desequilíbrios nos seus níveis hormonais e, sendo assim, serem acometidos pelo crescimento unilateral ou bilateral de suas mamas.
Ainda que não se trate de algo prejudicial para a saúde, esse tipo de problema costuma causar muito constrangimento. Então, o melhor a fazer nessas horas é procurar a ajuda de um especialista para saber realmente do que se trata e a melhor forma de conduzir o tratamento.
A hipótese pode se referir a um caso de Ginecomastia ou Lipomastia, que se distinguem entre si pelo fato da primeira ter o aumento das glândulas das mamas representado por um aspecto duro, com o tamanho acima do normal, e a segunda, também caracterizada pelo aumento das mamas, mas por causa do acúmulo de tecido adiposo (gordura) acumulado na região, e geralmente com o aspecto mais mole.
Quando confirmado o diagnóstico de Ginecomastia, por exemplo, o paciente pode passar por dois tipos de tratamento: o medicamentoso, desde que a enfermidade não supere 18 meses, ou o cirúrgico, se a duração do problema tiver mais de 18 meses, e sem sinal de regressão. Neste caso, o procedimento costuma ser simples e tem como objetivo retirar o componente glandular excessivo, mas será preciso considerar antes a saúde do paciente, mediante avaliação médica e exames.
Quando saber qual é o momento de procurar ajuda?
Além do incômodo ou constrangimento causado pelo crescimento das mamas masculinas, o homem pode fazer um teste básico para saber se existe a possibilidade de ser Ginecomastia ou, por exemplo, Pseudoginecomastia, caracterizada pelo acúmulo de gordura nas glândulas mamárias dos homens, por conta do aumento de peso.
A melhor forma de saber em quais dos dois casos o problema pode ser referir é apalpar a área das mamas, perto da aréola. Se a região estiver mole é porque há gordura, ou seja, é Pseudoginecomastia. Agora se ela estiver dura, densa ou até mesmo dolorida, pode se tratar de Ginecomastia.
Independente de ser um problema ou outro, um médico especialista precisa ser consultado.
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.