Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
8 mudanças que acontecem no corpo do homem
Publicado em: 13/06/2018 | Última Atualização em 13/06/2018
No decorrer da vida, o homem pode sofrer diversas mudanças em seu corpo, algumas comuns e outras nem tanto. Por isso, é importante sempre estar atento a quaisquer alterações que possam comprometer a saúde.
Tendo mais atenção ao que acontece com você, é possível prevenir possíveis doenças ou curá-las antes que as consequências sejam irreversíveis. Confira abaixo algumas coisas que podem acontecer com o seu corpo:
1 – Aumento das mamas
Principalmente durante a fase da adolescência ou andropausa, o homem pode apresentar um aumento excessivo nas mamas. Esse quadro não se trata de algo comum, mas sim, uma enfermidade de nível leve, chamada Ginecomastia, que acontece por conta de desequilíbrios hormonais. Em alguns casos, o médico também pode constatar Lipomastia, que consiste apenas no acúmulo de gordura na região. Ambas podem ser eliminadas através de cirurgia e não trazem maiores riscos a saúde.
2 – Crescimento de pelos
Durante o período da puberdade, o garoto começa a adquirir pelos em diversas partes do corpo, por conta do desenvolvimento hormonal. Em alguns homens, os pelos crescem mais do que em outros por fatores genéticos. Trata-se de uma alteração comum no corpo, que indica que está entrando para a vida adulta.
3 – Aumento de massa muscular
Um homem adulto costuma ter em sua estrutura corporal mais massa muscular do que as mulheres. Desta forma, quando ele atinge a puberdade desenvolve o corpo de forma diferente do sexo oposto. Ele adquire mais músculos e, mesmo que seja magro, pode aumentar o peso, já que a massa muscular ocupa mais espaço do que a gordura.
4 – Alterações na voz
Outro fator que sofre bastante alterações no corpo do homem é a voz. Na puberdade ela começa a engrossar e enquanto está nesse período pode apresentar oscilações. Além disso, quando ele tem desestabilizações hormonais, com o uso de anabolizantes, por exemplo, a voz pode ficar mais fina.
5 – Produção de hormônios
Os hormônios são alterados durante toda a vida e por diversos motivos. Isso não é um fator exclusivo do homem. Mas quando está na adolescência, hormônios como testosterona passam a aumentar sua produção, causando algumas mudanças vistas nos tópicos anteriores. Além disso, quando o homem está mais velho, também passa por uma redução desses hormônios.
6 – Calvície
A queda de cabelo nos homens acontece na maior parte das vezes na velhice, contudo, fatores como estresse, doenças e hereditariedade podem antecipar esse quadro. Vale lembrar, que nem todos os homens sofrem de calvície, mas são bem mais afetados que as mulheres.
7 – Alterações de humor
Desequilíbrios hormonais, principalmente na fase adulta para a fase idosa, podem influenciar as oscilações de humor nos homens. Os sentimentos mais comuns são queda no ânimo ou agressividade sem motivo aparente.
8 – Crescimento em altura
O homem pode apresentar crescimento na estatura até os 21 anos. Geralmente, na puberdade até os mais baixinhos podem desenvolver o tamanho em pouquíssimo tempo.
Mesmo que estes 8 tópicos tratem de coisas comuns ou que não apresentem riscos a saúde, é importante fazer visitas periódicas ao médico ou, em caso de sintomas graves e incômodos, procurar um especialista.
Não deixe de cuidar da sua saúde. Tire suas dúvidas conosco!
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.