Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
7 Problemas gerados pelo Excesso de Peso e Ansiedade
Publicado em: 05/04/2018 | Última Atualização em 17/10/2024
Algumas vezes, o aumento de peso pode estar ligado a ansiedade. Contudo, esse fator não é uma constante.
Vale lembrar que a ansiedade não é de todo mal. É normal ficarmos ansiosos, sofrermos por antecipação e ter urgência para acontecer as coisas. Isso é até ligado a responsabilidade da pessoa, que não consegue ignorar problemas não solucionados ou dar as costas as tarefas. Porém, existem casos que isso se torna patológico, causando diversos danos a saúde.
Desta forma, com a ansiedade, pode vir o aumento de peso. E, quando esse sentimento passa a causar mudanças drásticas no corpo, significa que está fora de controle. Pois, há uma liberação excessiva de cortisol, um hormônio que é liberado em situações de estresse, no qual, faz o organismo entrar em sistema de autodefesa, aumentando a fome por carboidratos e acumulando mais gordura.
Assim, as pessoas ansiosas passam a sofrer com diversos outros sintomas também associados ao aumento de peso. Confira alguns problemas gerados:
1. Autoestima
As mudanças no corpo sempre impactam na autoestima do indivíduo, seja para o lado bom ou ruim. Se, ao ganhar peso, a pessoa não estiver satisfeita, pode causar danos graves a autoestima. A pessoa passa a não se aceitar naquela situação, ficando mais ansiosa e ganhando mais peso. Os traumas psicológicos relacionados com a auto estima, muitas vezes precisam ser tratados com acompanhamento de um psicólogo e até medicamentos.
Nessa situação, a pessoa pode desenvolver distúrbios, como: depressão, anorexia, bulimia, doenças do pânico e outros problemas psicológicos ou até mesmo tentar o suicídio.
2. Dores de cabeça
A pessoa pode apresentar dores de cabeça inexplicáveis, que não se curam nem com remédios e nem com descanso. As dores são na região da testa, como se algo apertasse a cabeça ou fisgasse nas laterais. Por serem crônicas, alguns médicos dão tratamentos semelhantes ao da cefaleia.
3. Falta de disposição
Tanto a ansiedade, quanto o aumento de peso limitam os nossos movimentos. A ansiedade pode nos travar o raciocínio e nos impedir de agir em situações de muita pressão. Sendo assim, a pessoa tem falta de disposição, por estar em desgaste constante.
Com o aumento de peso, a causa é por haver gordura entre os tecidos, fazendo a pessoa cansar e transpirar mais rápido, assim, ela perde a vontade de se movimentar e sente-se mais limitada.
4. Dificuldades para perder peso
Um está ligado ao outro. A pessoa fica ansiosa, ganha peso, esse ganho faz a pessoa ficar mais ansiosa, ganhando mais peso e assim vai. Esse ciclo contínuo dificulta e muito para as pessoas que querem emagrecer.
A melhor maneira de resolver seria que, ao encontrar-se nessa situação, a pessoa procurasse aceitar o próprio corpo e a partir daí, procurar soluções saudáveis para controlar a ansiedade e perder peso também.
5. Insônia
Estudos afirmam que quanto mais tempo a pessoa fica acordada, mais tempo para buscar comida ela tem. Desta forma, a pessoa que tem dificuldades para dormir por conta da ansiedade, acaba usando esse tempo para “assaltar a geladeira”, ganhando mais peso.
A pessoa ansiosa não dorme, pois, tem urgência das coisas e sofre por antecipação, assim, como pensa nos momentos que estão a frente, não consegue se concentrar no momento atual, que é dormir. Outro fato é, o indivíduo que dorme pouco, tem mais fadiga, tendo menos energia para praticar atividade física e mais vontade de comer mais.
6. Problemas respiratórios
Quando a pessoa está ansiosa ela passa a perceber menos o seu corpo. Desta forma, ela pode até esquecer de respirar, por exemplo. Na maioria dos casos, a pessoa passa a respirar de forma errada, pois, seu corpo está em alto nível de estresse. Isso causa falta de ar, respiração acelerada e angústia.
E se, isso for aliado ao aumento de peso, a pessoa encontra mais dificuldade ainda, já que tem mais tecido adiposo, que dificultam o caminho do oxigênio pela corrente sanguínea. Além disso, devido ao nível elevado de gordura no corpo, a pessoa tem um esforço maior para respirar e menos resistência para praticar atividade física, o que poderia ajudar a controlar melhor a respiração.
7. Ginecomastia
A ginecomastia é uma enfermidade que causa o aumento excessivo das mamas nos homens. Algumas vezes a ginecomastia pode ser causada por desequilíbrios hormonais. Nesse casos, o excesso de hormônios liberados pela ansiedade e ganho de peso, podem ser desagradáveis ao homem, que ainda por cima, passa a desenvolver a ginecomastia.
Assim, a combinação desses três fatores pode causar danos a autoestima. Isso se torna um ciclo vicioso, de ansiedade, ginecomastia aumento de peso e queda na autoestima. A boa notícia, é que o tratamento para a ginecomastia é simples, que pode ser curada com medicamentos ou cirurgia e ajuda o homem a recuperar a satisfação com o corpo.
O mais indicado para evitar esses problemas é ter uma vida saudável, tanto pela alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, quanto em manter a saúde mental, com pensamentos saudáveis, respeitar as horas de descanso e ter sempre um hobby para relaxar.
No caso de quem precisar lidar com problemas causados pela ansiedade e aumento de peso, o conselho é não hesitar em procurar um médico especializado no assunto. Sempre há alguém que pode te ajudar!
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.