O QUE É GINECOMASTIA?

Ginecomastia é o desenvolvimento anormal de mamas em homens. (Do grego gyne = feminino, mastia = mamas, ou seja mamas femininas).

Neste exato momento, 30 a 40% dos todos os homens do planeta sofrem dessa enfermidade.

Este aumento do volume mamário pode ser de componente glandular (glândula mamária), adiposo (gordura) ou misto. Quando há apenas o componente adiposo é chamada de lipomastia ou pseudoginecomastia.

Como se manifesta?

Aparece inicialmente com um nódulo endurecido abaixo da aréola de pequeno tamanho (de 0,5 cm a 2 cm), com crescimento gradual. Nesta fase, a dor costuma incomodar bastante, causando muito desconforto ao simples toque.

Passados cerca de 4 semanas, a sensação dolorosa tende a desaparecer, mas a mama continua a crescer ao longo de alguns meses. Depois há uma fase de estabilização da doença e a maioria regride espontaneamente em até 12 a 18 meses. Em menos de 5% dos casos a ginecomastia é persistente.

Entre em contato conosco

Quais são as causas?

A ginecomastia é causada (de forma bastante simplificada) por um desequilíbrio hormonal no organismo do homem. Suas origens podem ser divididas em fisiológicas (ou seja, alterações do próprio organismo), patológicas ou idiopáticas (desconhecidas).