Julho é o campeão em cirurgias plásticas

Mês de Julho é o campeão em cirurgias plásticas

4 de julho de 2017

Quando o assunto é cirurgia plástica, o Brasil é referência mundial em profissionais qualificados e em técnicas modernas. Além disso, nós brasileiros somos bastante vaidosos, fato comprovado estatisticamente, já que estamos apenas atrás dos estadunidenses no ranking de cirurgias plásticas realizadas. Mulheres representam a maior parte do público, mas o crescimento na participação masculina é nítido, sobretudo em casos de blefaroplastia (levantamento de pálpebras), lipoaspiração e cirurgia de ginecomastia (problema caracterizado por aumento nas mamas masculinas).

Quando realizar a cirurgia?

Tradicionalmente, o mês de julho é o mês mais procurado para a realização de procedimentos do tipo, e isso tem motivos bastante vantajosos. O clima nessa época é mais frio, o que diminui os inchaços característicos no pós-operatório, em comparação com períodos mais quentes. Além disso, os raios solares, que costumam ser vilões no pós-operatório, são menos intensos durante o inverno.

Alguns procedimentos, como a própria cirurgia de ginecomastia envolvem a utilização de cintas compressivas por determinado período, o que com certeza tem seu desconforto reduzido em tempo mais frio.

Outro ponto levantado que favorece a realização de procedimentos cirúrgicos no mês de julho são as férias, tanto de adultos quanto das crianças, por conta do recesso escolar. Isso permite programar a cirurgia e ter uma recuperação mais tranquila, já que não será necessário levar ou buscar os filhos na escola, além da possibilidade de permitir que eles viajem nessa época.

Feriados prolongados também são boas oportunidades, especialmente para realização de cirurgias de recuperação mais rápida, pois permitem um tempo adequado para a recuperação do paciente, sem comprometer as férias.

Preparados para o verão

Muitos pacientes preferem realizar cirurgias plásticas e procedimentos estéticos nos meses de inverno para que estejam plenamente recuperados e cicatrizados no verão, época em que as pessoas naturalmente expõem mais o corpo nas praias, piscinas etc.

Outros cuidados

Além do período mais indicado, também é preciso escolher profissionais competentes. Há médicos não especialistas que realizam cirurgias plásticas, mas é preferível procurar por cirurgiões credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Também é fundamental que a cirurgia ocorra em ambiente hospitalar, com toda a infraestrutura adequada, especialmente porque podem ocorrer eventuais complicações.

Siga estritamente as recomendações médicas após a cirurgia. Esteja atento a fatores como quando voltar ao trabalho, quando voltar a praticar exercícios físicos, exposição ao sol, alimentação, entre outros. Qualquer descuido nesse período pode comprometer os resultados do procedimento.